sábado, 9 de junho de 2012

MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - FACOS / Faculdade Cenecista de Osório/RS

11 e 12 de Junho de 2012. "Didática da Capoeira Contemporânea nos Contextos de Vulnerabilidade Social" Autor : Leandro Miranda - Licenciatura em Educação Fisica (Professor Baiacu - Capoeira Una Ganga) Este relato de experiência de 5 anos pretende descrever e dar maior visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido com a iniciação ao ensino da capoeira como uma estratégia de transformação na situação de vulnerabilidade social com 50 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos no turno inverso escolar no Projeto Ação Jovem mantida pela Secretaria de Ação Social e o local do desenvolvimento deste sendo na Casa da Cidadania com atendimento a comunidade dos bairros São Francisco, Agual e Litoral no município de Tramandaí. Juntamente com CRAS Centro de Referência de Assistência Social que é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social. A importância desta experiência reside em procedimentos metodológicos e dos conteúdos na iniciação da capoeira atuante em projetos sociais de órgãos públicos, relacionada a experiência pessoal e de pratica desportiva, com relação a seus fundamentos técnicos e culturais pertinente desta modalidade, e as condições empregadas na aprendizagem foi considerando o individual e do grupo nos exercícios em relação as combinações destes fundamentos e com desenvolvimento interpretativa por parte dos alunos e principalmente na questão do jogo da capoeira, que por sua vez tem elementos de dança e luta sustentada pela musicalidade. É importante que se registre a grande relevância e contribuição desta cultura que é patrimônio brasileiro e mencionado esta experiência na sociedade de Tramandaí, em relação de ensino global e esta embasada na disciplina, no culto ao esporte, saúde física e mental, salientando que supramencionado que capoeira “retira jovens da inércia social”, bem como, colabora com o ensino-aprendizagem, quando exige que seus integrantes apresentem bons resultados no ensino, demonstrando, a partir deste trabalho, a utilidade pública, digna de reconhecimento por parte da sociedade e do Poder Legislativo de Tramandaí-RS Embora não se trate de uma investigação, o contato sistemático promovido por esta experiência permitiu que levantássemos algumas interrogações que poderiam conduzir a investigações futuras. Por exemplo: Estruturações pelo Professor e as condições de praticas, abordagem no aprendizado nas habilidades motoras, e estudos a partir deste relato para melhor intervenção da capoeira em problemas sociais principalmente por ser uma cultura popular de origem que junta elementos geográficos, misticismo, questões culturais de fácil adequação e que vem ao encontro do cotidiano, e determinante na formação do individuo e aquisição de algumas competências fundamentais para melhoria de qualidade de vida.

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