sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Jornal Dimensão edição 12 de novembro de 2010.

O ‘jogo’ da capoeira desenvolve o equilíbrio, coordenação, destreza, agilidade, flexibilidade e resistência

--------------------------------------------------------------------------------

Com experiência de 14 anos atuando como instrutor de capoeira, Leandro de Andrade (Baiacu) fundou em 22 de abril/2006 a Associação Cultural Capoeira Una Ganga. O objetivo desta iniciativa é divulgar a cultura brasileira, despertando nos praticantes o interesse artístico, a consciência e a cidadania. Segundo Baiacu, o projeto originou-se da percepção da importância do ensino da capoeira e da musicalidade, na motivação dos freqüentadores das aulas dadas em escolas, prefeituras e academias. “Nos últimos anos, com o apoio da Unesco, os capoeiristas conquistaram espaços importantes dentro das escolas públicas e privadas, em centros comunitários e comunidade em geral”, salientou.
Ainda de acordo com Baiacu a capoeira é, por excelência, uma atividade física bem ajustada à cultura brasileira, desenvolvendo as qualidades físicas de base, atuando com eficácia na melhora da condição geral e desenvolvendo os sistemas aeróbico, anaeróbico e muscular – tendo influência direta no aspecto cognitivo, estimulando a coragem, autoconfiança, cooperação, formação do caráter e da personalidade. “Num contexto bem amplo, podemos afirmar que o ‘jogo’ da capoeira é uma excelente atividade física, pois envolve de uma forma magistral, todos os músculos do corpo, as articulações e as grandes funções, destacando-se aparelho cardiovascular e o cardiopulmonar”, justificou o instrutor. Baiacu destaca também que os governos e a classe política passaram a perceber o movimento cultural popular que a capoeira representa. “Em vários governos municipais e estaduais surgiram secretarias focadas na questão do negro e, no próprio governo federal foi criada a SEPIR (Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial), com status de Ministério, para promover ações afirmativas em relação aos afro-brasileiros que incluem o reconhecimento de terras quilombolas. Sendo a capoeira uma manifestação reconhecidamente afro-brasileira, são também nesses espaços que se inserem as políticas públicas voltadas especificamente para a capoeira e os capoeiristas.
PRATIQUE CAPOEIRA! Locais de treino com instrutor Baiacu: Escola São Francisco, Escola Dom Pedro, Academia Yng Yang (Oásis do Sul), Casa da Cidadania (Tramandaí), Academia Fisio Corpus (Osório) – Contato pelos telefones: (51) 9816-5963 e 3661-2876.

Nenhum comentário:

Postar um comentário