Projeto Educacional de Capoeira
Capoeira é uma excelente atividade física e de uma riqueza sem precedentes para ajudar na formação integral do aluno. Ela atua de maneira direta e indireta sobre todos os aspectos cognitivo, afetivo e motor. A sua riqueza está nas varias formas de ser contemplada, onde o aluno, através de sua prática ordenada, poderá assimilá-la a atuar nas linhas com quais se identifica;
Capoeira Educação – Apresenta-se como elemento importantíssimo para formação integral do aluno, desenvolvendo o físico, o caráter, a personalidade, e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona, ainda, auto-conhecimento e uma análise crítica das suas potencialidades e limites. Na educação especial encontra um campo frutífero junto os deficientes e excepcionais.
Capoeira Esporte – Como modalidade desportiva e institucionalizada em 1972 pelo conselho nacional de desportos, ela deverá ter um enfoque especial para competição, estabelecendo-se treinamentos físicos, técnicos e táticos.
Capoeira dança e arte – A arte se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal, criatividade de movimentos, assim como um riquíssimo tema para artes plásticas, literária e cênica. Na dança, as aulas deverão ser dirigidas no sentido de aproveitar os movimentos da capoeira, desenvolvendo flexibilidade, agilidade, destreza, equilibro e coordenação em busca da coreografia e satisfação pessoal.
Capoeira folclore – É uma expressão popular que se faz presente da cultura brasileira e que deve ser preservada, promovendo a participação dos alunos tanto na parte teórica como prática.
Capoeira como lazer – Como prática não formal através das “rodas” espontâneas, realizadas dentro do aprendizado.
Apesar de termos enumerado algumas concepções e práticas de capoeira, antevemos que deverá ser ensinada globalizadamente, deixando que o educando busque sua identidade em qualquer destas formas. Cabe ao professor um papel relevante, orientando e estimulando para o aluno possa aproveitar ao máximo a sua potencialidade.
Objetivos específicos:
· Desenvolver, através da pratica da capoeira, metodologia associativa de gestos básicos que propicie ao aluno os condicionamentos necessários às atividades.
· Conscientizar as comunidades sobre a contribuição da cultura negra em nossa sociedade: como instrumento de educação popular perspectiva da criatividade e sua expressão, com ampla liberdade de manifestação.
· Despertar o interesse por uma cultura autenticamente brasileira que ajudará no processo de interação nos estudos com professores de sala de aula.
· Promover o resgate, preservação e a pesquisa da historia, social, etnológica e Econômica dos vários aspectos da capoeira.
· Democratizar ao acesso a pratica esportiva como instrumento educacional visando o desenvolvimento do esporte pautado em princípios sócios educativos.
· Estimular a criação de espaços dedicados à construção e resgate da cidadania, através de cursos e debates, participação em oficinas praticas e teóricas, oportunizando o aprimoramento dos alunos, aumentando o desenvolvimento técnico, didático de ensino da capoeira.
Diretrizes Pedagógicas:
· O eixo do aprender deve estar na ação, na experiência e na vivencia dos envolvidos no processo.
· O processo esportivo educacional deve estar centrado nos praticantes, levando em consideração seus interesses, suas necessidades de afeto, de segurança, de realização e de valorização para sua consolidação de sua identidade pessoal e social.
· A função de educar deve ser desenvolvida a partir do professor, como também dos alunos.
· A reflexão do vivido é imprescindível para intervenção na realidade.
· Valorização da pratica esportiva como meio de relação humana e melhoria de vida no sentido de adquirir competência de ação.
· As atividades devem incentivar o desenvolvimento da autonomia de aprender a tomar decisões, construir relações afetivas e reconhecer-se como sujeito ativo e participativo dentro de seu próprio grupo social.
· Pedagogia do esporte, enquanto meio de educação permanente para o esporte, para o lazer, para saúde e para meio-ambiente, aspectos que interagem no processo de formação do ser humano.
Melhoria da Qualidade de Vida
Melhoria da qualidade de vida dos participantes atendidos pelo projeto, em relação a sua qualidade de vida anterior ao projeto, considerando os seguintes indicadores:
Educação – melhoria do desempenho escolar medido por;
Freqüência, Evasão, Perspectiva, Superação de dificuldades quando as atividades;
Saúde – melhoria da saúde medida por; Peso/Altura, Alimentação.
Lazer – freqüência a pratica esportiva, medida pela melhoria;
· Capacidades físicas, (forças, coordenação, velocidade, etc.).
· Atitudes sócias (cooperação, participação, emancipação).
· Aumento da massa corporal.
Social – melhoria de posturas sociais, medidas por;
· Sociabilização, Voluntariado e Protagonizo.
Implantação
A implantação é algo muito simples e fácil, haja vista que a capoeira não requer instalações nem aparelhos sofisticados, pois poderá ser ministradas em áreas livres, salas, quadra esportiva, etc... Os instrumentos usados são: berimbau, pandeiro, atabaque, agogô.
Turmas de Capoeira
As turmas de capoeira deverão ser agrupadas de forma homogênea, observando a faixa etária e nível de conhecimento técnico, Sugerimos as seguintes categorias, Pré-Infantil, Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil.
Jornadas Educacionais
Realizado por meio de oficinas teóricas e praticas de diversas dimensões como meio de educação, tempo de aula deverá ser conforme necessidade de duração assim como metodologia a ser abrangida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário